terça-feira, 3 de março de 2009

Quando a regra vira exceção.

Acabei de receber um foto do meu carro pelo correio. Passei a 68 Km/h num lugar com limite de 60 Km/h. Tudo bem. Aceito os 4 pontos na carteira e vou pagar a multa e com isso perder o desconto de bom motorista do IPVA. Dá nada. A questão aqui é que cada vez menos eu ultrapasso carros quando viajo. Medo? Não, não é o caso, é que eu ando (geralmente) prestando atenção nas placas do limite de velocidade, ou seja quando indica 80Km/h, eu estou por volta disso, até por questões de economia e pra curtir minhas idas à Lavras ou outros destinos por aí. Não ando ultrapassando muito porque tenho sido ultrapassado na maioria das vezes.
Não pensem que o texto tem a ver somente com esse evento em particular, porque a idéia me veio bem antes, na realidade eu queria falar sobre a gentileza.
Ser gentil muitas vezes tem a ver com ter direito de fazer algo, mas abdicar desse direito em favor do outro. Seja segurando a porta do elevador, parando na faixa de segurança, dando o assento para um idoso sentar. Aí é que a regra vira exceção. Eu geralmente procuro ser gentil e é interessante ver como as pessoas se surpreendem com um ato de gentileza, e mandam aquele sorriso (tem pagamento melhor?) ou até mesmo um sinal de positivo. Acho que ando meio viciado nessa reação! É bem verdade que muitas vezes as pessoas nem agradecem, mas aí já está feito. Sabedoria popular: "Fazer o bem sem ver a quem"

Dica para quem viaja:

Experimente pedir para o motorista do caminhão à sua frente para ultrapassar usando o sinal de pisca. Seja paciente. Somente será entendido como gentileza se tu pedir com o pisca e ele responder com o pisca também. Após ultrapassá-lo, quando estiver bem à frente do caminhão, acione o pisca alerta uma vez. Ele vai responder com um sinal de luz. Não se decepcione se isso não acontecer na primeira vez, siga tentando.
Traduzindo os sinais, como se fosse uma conversa entre os motoristas, seria mais ou menos assim:

_Bom dia, amigo! Já que estás um pouco mais lento que eu, poderia me deixar passar?
_ Sim, com certeza! Pode ir agora!
_Muito obrigado, viu?
_De nada, boa viagem!

2 comentários:

  1. Sabe tudo de viagens o homem ai.....sahuhsaushasa

    abração bon jovi

    rafael

    ResponderExcluir
  2. muuito bem.
    E o medo bate em mim,quand cê ultrapassa,hehe..

    beejo, :*


    Louise P.

    ResponderExcluir