sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ordens

“Me desculpe, senhor, mas ordens existem para serem cumpridas..”
Já no seio da família a pessoa se acostuma a cumprir (ou questionar) ordens. Seja quando tua mãe te manda agradecer alguma coisa que tu ganhou, ou te manda juntar os teus brinquedos ou é o teu pai, que diz pra tu fechar a porta, atender o telefone e por aí vai. Então a gente vai pro colégio e lá estão elas nos esperando. “...senta direito, Joãozinho...,” “...não, apaga e faz tudo de novo...,” “...não é pra dar tapa na cara do coleguinha...” ...”guardem o material e vamos esperar o sinal pra sair” e tantas outras que povoam a realidade dos alunos. Passando para a fase adulta, sempre seguimos cumprindo as ordens dos chefes, das autoridades policiais, civis, sanitárias e eclesiásticas, pra ficar apenas em alguns exemplos de autoridade. Se casamos, então aí vem um prato cheio de ordens que - verbalizadas ou não - são cumpridas: Pague contas, respeite o outro, ouça, tenha paciência, seja romântico, mande flores, memorize datas, abra a porta do carro, perceba que ela cortou o cabelo, perceba que ela trocou de “Loreal castanho esvoaçante 32A" para “Loreal castanho reluzente 32B”, não olhe pros lados – engraçado, pra atravessar a rua é justamente o oposto - me liga quando tu chegar, pensa em mim, manda um abração pra tua mãe por mim, dá uma olhada e vê se precisa trocar a fralda do Pedrinho... Ufa!

Nããão...., não to me queixando. Vou trazer pro debate outro tipo de ordem e é agora:

As máquinas!

Sim, isso mesmo, as máquinas nos dão tantas ordens hoje em dia, quanto nossas mães nos davam. É só prestar atenção: Experimente usar um caixa eletrônico: Insira o cartão, digite a senha, retire o cartão, por favor, aguarde o dinheiro (olha se precisa me pedir pra eu aguardar o meu dinheiro se foi justamente por isso que eu cumpri todas as ordens anteriores...). E o aprendizado das ordens delas é intuitivo, não se lê mais manual pra nada, é tudo na base da tentativa-erro. Os celulares te mandam recarregá-los, colocar créditos, atendê-los exigem a tua atenção nos momentos mais inoportunos. E no mundo dos computadores então? Hein? Eles MANDAM em ti cara, o tempo todo, tu nem tem mais querer, aliás, tu acha que tem querer, mas a última palavra é dele. Sempre. E tem gente que ainda chama o computador de burro.

(...)

Agora por exemplo, vou ter que terminar, porque o meu laptop tá me mandando conectar na tomada e eu esqueci o cabo em casa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário